top of page

Os 5 cuidados obrigatórios para uma pele saudável

Os cuidados diários com a pele são essenciais para manter sua saúde e evitar o envelhecimento precoce. Quando seguidos com disciplina, essa rotina de cuidados proporciona um aspecto saudável à pele, promovendo o fechamento dos poros e o clareamento de manchas, prevenindo o envelhecimento precoce, a acne e intensificando o viço natural. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma boa rotina de cuidados durante com a pele exige: higienização, tonificação, hidratação, tratamento e proteção.



Passo 1: Limpar

A limpeza é uma etapa obrigatória e fundamental para a saúde e para os próximos passos da rotina de cuidados com a pele. Use sempre um sabonete facial, preferencialmente líquido, específico para o seu tipo de pele, que terá os ativos certos para as suas necessidades (anti-oleosidade, anti-acne, peles sensíveis).

O ideal é que o rosto seja higienizado duas vezes ao dia, uma logo pela manhã para retirar os produtos de cuidados noturnos e a oleosidade eventualmente produzida durante a noite e outra à noite para remover todas as impurezas e resíduos que se acumulam durante o dia e para preparar a pele para receber os produtos de cuidados noturno. Quando estiver usando maquiagem, opte por usar lencinhos, óleos demaquilantes ou água micelar antes de lavar o rosto com o seu sabonete facial. Isso otimizará a limpeza e fará com que você use uma quantidade menor de sabonete.



Passo 2: Tonificar

A tonificação é uma etapa quase sempre deixada de lado, mas ela é super importante e traz muitos benefícios. Isso porque o tônico, além de complementar a limpeza tirando alguns resíduos mais profundos não removidos com água e sabonete, ele é o responsável por equilibrar o pH da pele, preparando-a para receber o tratamento que vem a seguir.

Além disso, por promover uma limpeza mais profunda, o tônico evita a obstrução dos poros, que é uma das causas do surgimento de cravos e espinhas.

O tônico também deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele e com as suas necessidades, pois, dependendo da composição, ele pode promover o controle da oleosidade, a renovação celular, a hidratação, antioxidação.



Passo 3: Hidratar

A hidratação é essencial para a saúde e jovialidade da pele, mesmo para peles oleosas. Incluir um bom hidratante facial específico para o seu tipo de pele é fundamental para manter uma pele jovem, luminosa e com elasticidade adequada.

O hidratante facial deve ser aplicado pelo menos uma vez ao dia, após a limpeza e tonificação da pele e antes do protetor solar.



Passo 4: Proteger

O Sol é o principal responsável pelo aparecimento de manchas, rugas e sinais de envelhecimento da pele, por isso o uso de protetor solar diariamente é também obrigatório para manter uma pele saudável, jovem e livre de manchas.

Atualmente existem diversos tipos de filtro solar, por isso escolha aquele que atenderá melhor às suas necessidades. Para prevenir manchas e melasma com mais eficácia, opte sempre por um protetor solar com cor, que promove, além da proteção química do fator de proteção, a proteção física também, visto que o pigmento forma uma barreira física.

O recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é utilizar um filtro solar com FPS acima de 30 e reaplica-lo de 2 em 2 horas. Quanto mais sensível a pele, maior deverá ser o fator de proteção.



Passo 5: Tratar

Este é o momento de direcionar os cuidados para o que você deseja, ou seja, é aqui que você introduz os ácidos anti idade ou os tratamentos para manchas e melasmas ou produtos específicos e mais potentes para acne, renovação celular, hidratação profunda.

Incluir ácidos na rotina de cuidados com a pele pode trazer benefícios facilmente notáveis. Os mais eficientes são os AHA, ou alfa-hidroxiácidos, grupo do qual pertence o famoso ácido glicólico, além dos ácidos lático, cítrico, mandélico, ascórbico (vitamina C).

Excetuada a vitamina C, que deve ser usada antes do protetor solar, pois, além de ser um potente antioxidante, potencializa seu efeito, a maioria dos ácidos devem ser usados na rotina noturna.


E aí, pronta para começar a cuidar da sua pele?


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

um

reencontro

com sua melhor versão!

grafismo-afaggo-04.png
bottom of page