5 Motivos para você fazer drenagem linfática com frequência

Atualizado: 24 de jan.




A drenagem linfática é uma técnica de quase 100 anos, desenvolvida na década de 1930 por um casal de médicos dinamarqueses que tratavam pacientes com sinusite e sintomas gripais crônicos através da estimulação suave dos linfonodos cervicais semelhantes. A drenagem linfática manual foi a primeira técnica reconhecida para o tratamento de edemas linfáticos e teve seus benefícios comprovados cientificamente na década de 1960, sendo criada a Sociedade de Drenagem Linfática Manual em 1967.


Ao longo do tempo, muitos métodos surgiram, mas todos se baseavam nos conhecimentos e no método desenvolvido pelo casal Vodder. Assim, a drenagem linfática manual difundiu-se por todo o mundo, sendo até hoje utilizada em diversos serviços de saúde para o tratamento de muitas patologias.


A técnica consiste num conjunto de manobras manuais leves, suaves e relaxantes que estimulam o sistema linfático (rede de vasos que leva para a corrente sanguínea o excesso de fluidos dos tecidos e dos órgãos, a linfa) e tem como objetivo aumentar o volume e a velocidade de transporte da linfa pelos vãos e ductos linfáticos. Assim, a drenagem linfática manual favorece o aumento da oxigenação dos tecidos, a eliminação de toxinas, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório e melhora as condições de absorção intestinal.


Assim, o primeiro e maior motivo para fazer drenagem linfática com frequência é a redução da retenção de líquidos, o que influencia diretamente em outros fatores como o controle da celulite e da inflamação.


Eis então o segundo motivo para você fazer drenagem linfática com frequência, ao estimular um maior fluxo da linfa e aumentar a oxigenação, o que melhora o aspecto da pele, diminuindo celulites e micro-varizes.


Além disso, como terceiro motivo, podemos citar que a drenagem linfática aumenta a circulação e reduz as dores nas pernas, principalmente para pessoas que ficam sentadas durante muito tempo, sem se movimentar. Neste caso, a técnica é ótima para ativar a circulação e reduzir as dores, evitando a formação de varizes. Para gestantes, é uma ótima ferramenta para aliviar a sensação de cansaço nas pernas e eliminar edemas.


O quarto motivo para você fazer drenagem linfática com frequência é a melhora no sistema imunológico. Por eliminar as toxinas e aumentar a oxigenação do tecido, a técnica acaba por proporcionar também uma melhora significativa no nosso sistema imunológico, que está diretamente ligado ao sistema linfático.


Por fim, o quinto (mas não último!) motivo para fazer drenagem linfática com frequência é que quando você investe nesse cuidado com seu corpo, você fica mais atento a outros hábitos do seu cotidiano, passando a consumir mais água e alimentos mais saudáveis.

E você, o que está esperando para marcar suas sessões e conferir esses e outros benefícios da drenagem linfática?

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

um

reencontro

com sua melhor versão!

grafismo-afaggo-04.png